• SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow

Edição 69 - Capa

A iluminação dos 700 mil metros quadrados de área de exposição do Moscone Center, centro de convenções situado em São Francisco, Califórnia (EUA), ficou a cargo do escritório Banks|Ramos Architetural Lighting Design, dos lighting designers Hiram Banks e Cláudio Ramos (brasileiro). Vencedor do GE Edison Award of Merit 2013, o projeto buscou criar ambientes claros e confortáveis..

Para ler o conteúdo completo da edição faça sua assinatura ou adquira seu exemplar CLICANDO AQUI!!!

Entrevista

A empresária Alcione de Albanesi, fundadora e presidente da FLC, conta sua trajetória na área de iluminação e fala como a empresa montou a primeira fábrica de lâmpadas LED instalada no Brasil.

Supermercado

Os escritórios Lippel Engenharia e +2 Arquitetura e Gestão de Obras e a empresa Unicoba desenvolveram projeto de iluminação 100% LED em uma unidade da rede Supermercados Imperatriz, que fica localizado no luxuoso bairro de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC).

Artigo

O lighting designer David Bosboom apresenta os efeitos da intensidade e temperatura de cor no novo ciclo circadiano do homem, no artigo A iluminação centrada no humano.

Padaria em Belo Horizonte

Daniela Meireles Carvalho, titular do escritório Ambiente Design e Iluminação, foi a responsável pelo projeto de iluminação na filial da Padaria Bento XVI – A Favorita, em Belo Horizonte (MG), onde a luz priorizou o conforto dos clientes.

Iluminação de Estádios

O projeto de iluminação nas áreas externas da Arena da Baixada – um dos estádios utilizados na Copa do Mundo 2014 – que abrangem entrada, estacionamento e áreas de circulação, ficou a cargo da Philips. O gramado, iluminado por 308 projetores, também recebeu solução da empresa multinacional.

Loja de Alimentos

Criar ambiente aconchegante e intimista foi o norte das lighting designers Marina Brandão e Thaiza Dias, titulares do escritório LUPA Luz para Arquitetura, para iluminar a Casa Bauducco, em São Paulo (SP).

Evento Internacional

A edição comemorativa de 25 anos da Lightfair International – LFI quebrou seus próprios recordes em 2014 e demonstrou um crescimento contínuo do setor nos Estados Unidos. Esta cobertura especial destaca a participação dos brasileiros no evento e mostra os agraciados nas premiações.

Perfil Escritórios

Um raio-X do Datore Luci, escritório do lighting designer italiano Carmine D’Amore, fundado em 2000.

Artigo

A arquiteta e urbanista Carolina Rocha Mota expõe a relação entre o projeto luminotécnico e a produtividade de funcionários no artigo Iluminação em ambientes de trabalho.

Série Luz e Psicologia

A pessoa como centro – técnica não diretiva, no artigo Carl Rogers, de Valmir Perez.

Luz e Design em Foco

O lighting designer Paulo Oliveira afirma ser evidente a perseguição do CAU aos designers no artigo Reserva de mercado pra quê?

Holofote

O lighting designer Rodrigo Cruz fala sobre sua trajetória profissional e cita os aprendizados que teve com o seu mestre Peter Gasper.

Opinião

Nezito Reis, iluminador cênico, professor de iluminação e diretor teatral, conta as peculiaridades do início da sua carreira na iluminação cênica e aborda as experiências pessoais com os recursos tecnológicos da atualidade.